TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, usada de maneira controlada e segura na medicina e estética para diversos propósitos.
A toxina botulínica é usada para reduzir a aparência de linhas e rugas faciais. Ela é injetada em pequenas quantidades nos músculos faciais, bloqueando temporariamente os sinais nervosos que causam a contração muscular. Isso resulta em uma redução das linhas de expressão e rugas, especialmente em áreas como a testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos, pescoço e mandíbulas para definição do contorno facial. Outra técnica muito utilizada, é a aplicação da toxina nas axilas, mãos, pés, testa e couro cabeludo para conter hiperidrose (excesso de transpiração) nestas regiões.
A durabilidade do efeito da toxina botulínica varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores: qualidade do produto utilizado, dose administrada, área tratada, a resposta individual do paciente e outros fatores como exposição excessiva ao sol, prática de exercício físico de impacto com regularidade entre outros fatores relacionados ao estilo de vida. Em geral, os efeitos da toxina botulínica são temporários e costumam durar entre 3 e 6 meses.
Os resultados se tornam visíveis gradualmente ao longo dos dias. Geralmente, começamos a perceber efeito entre 3 dias e 7 dias após o tratamento.
Após 15 dias, o paciente retorna à clínica para que o médico verifique a necessidade, ou não, de retoque.